Esperar dói

April 12, 2016

Hoje dia 12 de abril de 2016 fazem exatos 107 dias que apliquei para entrar numa pós-graduação em North Vancouver. Já são 16 semanas de espera, até agora.

Já passei por altos e baixos nesse tempo. O mais difícil foi esperar a aceitação que demorou 13 semanas pra chegar.

 

Enfim chegou. Fui aceita, paguei a taxa nada barata de 5 mil dólares canadenses. Recebi o recibo, tudo certo. O próximo passo era esperar a LOA (letter of acceptance). Esta demora em média de 2 a 7 dias úteis para chegar no e-mail. Pois então, já se passaram 3 semanas e nada.

 

Meus colegas de curso já receberam suas cartas. Quem pagou antes, quem pagou depois, quem vai estudar na mesma turma que eu, quem vai estudar um semestre depois. Todos já estão com seu processo em andamento. Esta carta é o elemento básico para dar entrada no visto. Sem ela, nada feito.

 

Eu estou congelada. Não posso sair do lugar. Passo meus dias com uma angústia no peito que não tem fim. Já afoguei minhas mágoas num copo de cerveja, já fiz meditação, relaxamento, fui caminhar. Tive todos as marcas sintomáticas que o corpo é capaz de produzir. Choro na cama, que é lugar quente (tirando sábado que chorei no Mercado Central porque não resisti ao pensar no desrespeito que eu estava sendo submetida).

É, comecei a chamar de desrespeito essa demora. Eles dizem que estão sobrecarregados e que um dia a carta chegará. Mas aqui do outro lado tem dois corações, muita expectativa e um sonho enorme, caro, que vem sendo lapidado com todo cuidado e carinho ha muitos anos.

 

Não me permitindo fazer nada de última hora nem de qualquer jeito, fui a primeira a aplicar, a primeira a ter todos os documentos prontos, separados. Sou flexivel, aceito sugestões novas, troco de  escolhas se essas forem mais acertivas para o processo. Não relaxo.

Descobri que de nada adianta todo esse cuidado. Fui a primeira e estou sendo a última. Estou, mais uma vez, numa fase que não depende de mim. Estou esperando. E saber esperar não é uma qualidade que eu carrego. Estou sofrendo. Muito.

 

Deixa eu explicar o motivo da minha agonia: quando apliquei lá em janeiro pro college, nós ficamos loucos e compramos a passagem. Nunca imaginamos que a universidade demorasse tanto para responder uma aplicação, eu nunca tinha ouvido esse histórico em todas as minhas pesquisas e constante visualização nos blogs, grupos e fóruns. Mas, ok, vacilamos e agora é torcer pra que o visto saia rápido. No dia que saiu o aceite da escola, me senti aliviada pois daria para o visto sair a tempo sim se desse-mos sorte. Mas e ai, pra dar mais emoção ainda a LOA resolveu não chegar. Vamos perder as passagens, mas ok. Arriscamos e perdemos. O que eu não posso, é perder o prazo da aula de inglês que sou obrigada a fazer antes da pós (pathway). Essa aula começa no dia 20 de junho e quanto mais a carta demora, mais o visto demora e pode ser que não de tempo de fazer essas aulas. Se não der, terei que adiar o começo da pós pra janeiro sendo assim, adiar nossa mudança e nos manter morando separados e tristes (essa parte eu conto em outro post: http://www.percasequempuder.com/#!Cada-um-na-sua/cm4j/570455550cf234e91929c3b6

 

Sei que vai dar certo, que dara tempo, que talvez tenha que adiar, mas ainda assim dará certo. Sei. Todos falam. Mas de verdade, doi, cansa e deprime.

 

Hoje não queria sair da cama mas ai lembrei que farei o exame médico “upfront”* a tarde. Mais uma coisinha que eu posso adiantar e tentar minimizar uma demora futura no pedido do visto. Ufa. E deixa eu me concentrar porque tenho que ficar 5 horas sem fazer xixi… bexigas de aço em ação.


*exame médico “upfront” é quando fazemos os exames antes de serem solicitados pelo consulado. Corre-se o risco do visto não ser aprovado e perder toda a grana investida (para mim e meu marido serão 1.020,00 reais em Belo Horizonte), mas se os exames forem solicitados para aprovação do visto, ganha-se as 72 horas que o médico pede para envio dos exames.  

Please reload

Featured Posts

Orgulho do meu povo

November 12, 2016

1/1
Please reload

Recent Posts

December 20, 2016

November 12, 2016

June 24, 2016

May 17, 2016

May 5, 2016

April 14, 2016

April 12, 2016

March 31, 2016

February 3, 2016

Please reload

Search By Tags
Please reload